Imagem retirada da Internet |
Como prometido há uns tempos, trago o testemunho de alguém, com uma doença auto-imune, que parou, pensou e resolveu arriscar nesta alimentação a sua ultima cartada, antes que só conseguisse controlar o seu problema, através de medicação.
A Sandra, disponibilizou-se a facultar o seu testemunho, para que pudesse servir de exemplo a tantas outras pessoas. Espero que assim o ajude a si, ou a alguém que conhece, e que esteja reticente a iniciar esta alimentação, porque tem um problema de saúde e tem medicação para tomar!
Imagem retirada da Internet |
Como conheceste a alimentação Paleo?
S - Após um consulta com endocrinologista, e de me ter dito que tinha doença auto-imune, Hashimoto e Hipertiroidismo. Comecei a pesquisar , se haveria algo que pudesse fazer para melhorar, ou até mesmo reverter a situação,/valores, valores de anticorpos a mais de 1900...
Até que encontrei um grupo de Hashimoto no facebook, em que falavam numa alimentação sem glúten e sem açúcares, dieta do paleolitico, que seria a dieta alimentar ideal. E foi assim que tive conhecimento desta alimentação.
Qual a maior dificuldade que encontraste nesta alimentação?
S - Como já tinha excesso de peso e já não ingeria pão, massas e arroz, foi relativamente fácil de adoptar esta alimentação paleo, daí não ter sentido qualquer dificuldade.
Foi difícil aceitares e iniciares o Paleo?
S - Não, de todo! Praticamente já era o que ingeria, a grande diferença, foi ter apreendido a ler rótulos, a excluir qualquer açúcar adicionado, e a retirar os conservantes. Retirei também os lácteos, pois são bastante inflamatórios.
Quais as diferenças que tens sentido até ao momento?
S - Senti imensas diferenças a nível emocional, físico e até psíquico. A perda de alguns quilos e volume, vieram ajudar na auto-estima. Os valores dos anticorpos baixaram, os valores da tiróide subiram ligeiramente, estando mais próximos do normal, logo também os sintomas que costumava sentir (coração acelerado, assim do nada; cansaço extremo e falta de ar) diminuíram bastante.
Fala-nos um pouco do teu problema de saúde e como tem sido importante esta alimentação para o controlo da mesma!
S - Tudo começou na gravidez do filhote mais novo, nos exames de rotina, os valores da tiróide estavam muito baixos, chegando a estar a 0,04, o que é de facto muito baixo. Comecei a sentir muito mau estar, um cansaço extremo e o coração muito acelerado repentinamente, mesmo sentada ou deitada passava dos 60 bpm para os 120/130 bpm em segundos. Era dificílimo subir um lance de escadas, sem sentir que tinha corrido uma maratona, só me sentia bem deitada, sem mexer, tudo era difícil, e como estava grávida e não podia tomar medicação, só o que podia fazer era não comer peixe e controlar os valores todos os meses, com análises.
Com o inicio do paleo , e a retirada do glúten por completo, senti imensos benefícios ao nível do bem-estar.
Pensas que Paleo é mais uma dieta ou é algo que se adopta para a vida?
S - É sem dúvida uma reeducação alimentar que fica para a vida!💗
Sendo mãe e esposa, como consegues manter este regime?
S - Consigo facilmente, porque quando percebemos que determinados alimentos nos fazem sentir mal, a melhor solução é retirar por completo e deixar de ingerir.
Como a família vê está alimentação? Aderiram ou têm sido mais reticentes?
S - Com a filhota de 8 anos, foi relativamente fácil, adora tudo que seja paleo, tem por inúmeras vezes a iniciativa de comer paleo, sejam bolachas , panquecas ou "arroz" de couve- flor.
O lanche preferido dos filhotes passou a ser ovo cozido!
Cá em casa já todos ficam atentos aos rótulos!
Quando vai a algum evento ou simplesmente comer fora, mantém esta alimentação?
S - Mantenho sim, não é nada difícil manter este tipo de alimentação, facilmente se encontra em qualquer espaço hoteleiro, carne grelhada, salada ou legumes salteados, e fruta como sobremesa.
Quais os conselhos que pode dar a quem nos lê?
S - Que se informem bem, em relação a este estilo de vida, ganhamos saúde sem dúvida, e se for o caso com o beneficio de perda de peso.
Comecem por ler rótulos, é assustador quando nos apercebemos que tudo o que se ingere tem açucares adicionados, mesmo os "sugar-free", pois têm açúcar de outras formas (xarope de glicose, dextrose, xarope de milho, de arroz, agave, entre outros mais). Os conservantes que são cancerígenos.
o conselho que vos dou é que " Não comecem amanhã o que podem começar já hoje".
Obrigada 💟
Deixo os meus agradecimentos à Sandra pela disponibilidade demonstrada, e toda a simpatia.
Espero que este testemunho seja o primeiro de muitos, e quem quiser partilhar o seu pode sempre contactar-me, que publicarei com muito gosto.
Alentejanita 💗
Sem comentários:
Enviar um comentário